Definição – o que significa roteador de eventos?
Um roteador de eventos, no padrão da indústria JSLEE para aplicativos de comunicações portáteis, é um módulo para a criação de novas instâncias de serviço e entrega de eventos para todas as partes interessadas, como aplicativos de software e sistemas de computador.
Um roteador de eventos em um EMS (Enterprise Messaging System) é o programa que envia eventos e mensagens entre aplicativos de software e sistemas de computador em uma empresa. Os próprios roteadores também podem ter roteadores de eventos integrados para permitir o compartilhamento de dados por aplicativos em redes de forma assíncrona.
Definirtec explica o Event Router
JSLEE significa Java Service Logic Execution Environment e também é conhecido como JAIN SLEE devido à origem no programa JAIN – parte de uma tendência geral para abrir a criação de serviços nas redes de telefonia (voz e dados). Neste padrão da indústria, o roteador de eventos também é responsável pelas estatísticas de desempenho e carga. Ele mantém o controle das atividades atribuídas e seu número ou tempo para roteamento de eventos globalmente (em todo o sistema ou sistemas corporativos) ou para cada executor / thread individual.
Um submódulo importante do roteador de eventos é chamado de mapeador do executor; esta é uma interface. Este módulo de interface é responsável por dar atividades a todos os executores disponíveis.
O roteador de eventos é um componente muito importante que determina o desempenho de todo o contêiner. Um contêiner é onde residem vários objetos, cada um dos quais contém código de programação para funções específicas do software aplicativo.
Quando relacionado a um EMS (Enterprise Messaging System), o roteador de eventos permite que aplicativos em uma rede corporativa que possui softwares distintos em execução troquem, enviem e recebam itens de dados assíncronos e os gerenciem de maneira adequada por meio de uma camada de mensagens e enfileiramento no protocolo assíncrono. Essas mensagens destinam-se à função de aplicativos e serviços de software e não a mensagens trocadas entre pessoas. O enfileiramento evita a perda de dados, que é uma desvantagem comum das comunicações assíncronas.