Definição – o que Rosetta significa?
Rosetta é um programa de tradução que permite que programas aplicativos Macintosh baseados em processador PowerPC sejam executados em computadores Macintosh baseados em Intel. Esta tradução está oculta para o usuário do aplicativo. O Rosetta é baseado na tecnologia Quick Transit da Transitive Corporation, que permite que o software Mac OS X pré-existente seja executado no processador Intel mais recente sem implementar qualquer alteração. Rosetta não inclui uma interface gráfica do usuário.
Definirtec explica Rosetta
Rosetta leva o nome da Pedra de Roseta, uma tábua de pedra que contém o mesmo decreto em três línguas, que possibilitou decifrar antigos hieróglifos. Isso mostra as habilidades de tradução do programa Rosetta.
Os aplicativos Mac OS X executados no processador Intel e no processador PowerPC são chamados de aplicativos universais. Os aplicativos sem uma versão universal podem ser usados no Mac com processador Intel através do Rosetta, que é integrado com todos os computadores Mac baseados em Intel. Rosetta trabalha nos bastidores para traduzir um aplicativo não universal para rodar em um Mac baseado em Intel. O Mac OS X (versão 10.6) Snow Leopard não inclui Rosetta por padrão; o programa deve ser instalado separadamente.
Rosetta é considerado um programa de userland que lida com código de userland, o que pode torná-lo menos capaz do que o emulador 68k anterior da Apple para PowerPC. No entanto, também evita a depuração problemática e possíveis falhas de segurança. Rosetta não é compatível e não executa o seguinte:
- Protetores de tela
- Extensões de kernel
- Aplicativos que requerem tratamento de exceção
- Pacotes de aplicativos Java
- Código que insere preferências no quadro de preferências do sistema