Robô colaborativo (cobot)

Definição – O que significa Robot Colaborativo (Cobot)?

Um robô colaborativo é um robô que colabora com os humanos de alguma forma – seja como um assistente em uma tarefa ou processo, ou como um guia. Ao contrário dos robôs autônomos, que trabalham em grande parte sozinhos e sem supervisão, os robôs colaborativos são programados e projetados para trabalhar com instruções humanas ou responder de outra forma aos comportamentos e ações humanas.

Um robô colaborativo também é conhecido como cobot ou co-robô.

Definirtec explica Robot Colaborativo (Cobot)

Embora os robôs colaborativos sejam projetados de muitas maneiras diferentes, há um consenso comum na indústria de tecnologia sobre quais tipos de projetos e recursos de engenharia primários são usados ​​para construí-los. Existe a parada monitorada de segurança, onde o robô pode interromper temporariamente as operações de acordo com a proximidade humana, e o recurso de orientação manual, onde os robôs podem aprender com os humanos guiando fisicamente a infraestrutura para um processo ou tarefa específica. Também há monitoramento de velocidade e separação e limitação de potência e força, outros projetos para fornecer padrões consistentes para o desempenho do robô.

A ideia de projeto de robô colaborativo baseia-se no avanço e sofisticação da automação industrial – a ideia de que os robôs não são apenas objetos mecânicos que fornecem movimento repetitivo, mas que podem “aprender” e “pensar” e agir junto com os humanos no verdadeiro sentido. Muitas dessas funcionalidades são possibilitadas por tecnologias totalmente novas e avanços em sistemas de aprendizagem baseados em sensores, bem como inteligência artificial que avançou mundos além do que era há apenas uma década. Os robôs colaborativos, para muitos, representam uma das maiores fronteiras para a aplicação de tecnologia de ponta às empresas.

O mercado de robôs colaborativos está crescendo, e os analistas esperam que esse mercado continue a crescer.