Retroespalhamento ambiente

Definição – O que significa Ambient Backscatter?

O retroespalhamento de ambiente é uma ideia nova relacionada ao uso de ondas de rádio e conectividade que postula a capacidade de um dispositivo de enviar e receber sinais sem energia inerente. Ele tem o potencial de redefinir muito o cenário da Internet das Coisas (IoT) e mudar a tecnologia sem fio de forma significativa.

Definirtec explica Ambient Backscatter

Embora possa soar como algo que acontece quando a água escapa da pia da cozinha, retroespalhamento ambiente é, na verdade, um termo sutil com algum potencial incrível para o futuro da tecnologia.

Em uma configuração de retroespalhamento ambiente, o dispositivo usa uma antena para enviar e receber sinais e, nas palavras de especialistas, converte algumas dessas ondas de rádio em energia disponível. Isso significa que o dispositivo não precisará mais de cabos, baterias ou qualquer fonte de energia interna. Como observaram os especialistas da indústria, isso permitirá designs mais leves e baratos para pequenos dispositivos de ponta da Internet das Coisas.

Em geral, um modelo de retroespalhamento de ambiente pode tornar obsoletos todos os tipos de produtos de consumo alimentados convencionalmente. Por exemplo, se a energia agregada foi suficiente até para iluminar uma pequena lâmpada LED, isso tem enormes ramificações para o setor manufatureiro.

O retroespalhamento de ambiente é uma ideia nova com muitos aspectos técnicos para interpretar, mas, essencialmente, se baseia na ideia de carregamento sem fio e na capacidade das ondas de rádio, especialmente em certas frequências, de alcançar novos papéis na automação e aprimoramento da conectividade sem fio.