Definição – o que significa relé?
Um relé é uma chave eletromecânica ou eletromecânica composta por um eletroímã, uma armadura, uma mola e um conjunto de contatos elétricos. A chave eletromagnética é operada por uma pequena corrente elétrica que liga ou desliga uma corrente maior, liberando ou retraindo o contato da armadura, cortando ou completando o circuito. Os relés são necessários quando deve haver isolamento elétrico entre os circuitos controlados e de controle ou quando vários circuitos precisam ser controlados por um único sinal.
Definirtec explica Relay
Um relé é uma chave eletromagnética; portanto, seu coração é o eletroímã, que é alimentado por uma pequena corrente que atua como uma alavanca ou como o próprio interruptor. Isso torna possível permitir que correntes elétricas relativamente pequenas alavancem e controlem correntes elétricas muito maiores. Os sensores são dispositivos sensíveis e produzem apenas pequenas quantidades de correntes elétricas, mas para que um sensor acione peças maiores do equipamento, ele precisa de algo que ligue esse equipamento, permitindo o fluxo de correntes maiores. Desta forma, o sensor pode atuar como entrada de controle para o relé para que, ao ser acionado, correntes maiores fluam para o equipamento. Por exemplo, sensores fotográficos ou de luz podem ser atribuídos para controlar as luzes externas de modo que, quando escurece, os sensores de luz ativam os relés, que atuam como interruptores de luz.
A pequena corrente de controle é usada para energizar o eletroímã, que puxa a armadura em sua direção. A armadura faz contato com a outra extremidade do circuito, que completa o circuito e permite que a corrente flua. Quando o eletroímã é desativado, a mola presa à armadura o puxa para trás, interrompendo o fluxo de eletricidade.
Por causa da característica de ter sinais de controle separados, os relés eram muito usados em computadores anteriores para formar circuitos lógicos, como o Harvard Mark II, ARRA, Zuse Z2 e Zuse Z3. Eles também foram amplamente usados como um controle lógico para a comutação complexa encontrada nos primeiros sistemas de telefonia, como os sistemas de central telefônica Strowger e Crossbar.