Definição – O que significa Message Digest 5 (MD5)?
Message Digest 5 (MD5) é uma função hash usada em criptografia. Desenvolvido por Ronald Rivest em 1991, Message Digest 5 produz um valor hash resultante de 128 bits. Semelhante a outros algoritmos de resumo de mensagem, ele foi amplamente desenvolvido para aplicativos de assinatura digital que fazem uso de um grande arquivo compactado de maneira segura.
Embora ainda seja amplamente usada, a segurança da função está seriamente comprometida e, como resultado, a maioria dos aplicativos, especialmente os relacionados ao governo dos Estados Unidos, requerem a família SHA-2 de funções hash para criptografia. O Message Digest 5 é considerado corrompido e impróprio para uso posterior, de acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA.
Definirtec explica Message Digest 5 (MD5)
Os detalhes do algoritmo Message Digest 5 são fornecidos no RFC 1321. O algoritmo do Message Digest 5 faz uso de uma mensagem de qualquer comprimento e produz um resumo da mensagem de 128 bits da entrada. O algoritmo Message Digest 5 não precisa de tabelas de substituição grandes e é uma extensão do algoritmo Message Digest 4. Comparado ao Message Digest 4, o Message Digest 5 é mais conservador no design, mas é mais lento. As etapas envolvidas no algoritmo Message Digest 5 são anexar bits de preenchimento, anexar a representação da mensagem preenchida à mensagem original, inicializar o buffer de resumo da mensagem, processar a mensagem em blocos de 16 palavras e, finalmente, gerar o resultado. Comparado ao Message Digest 4, o Message Digest 5 é um pouco mais complexo.