Restrição não nula

Definição – o que significa restrição não nula?

A restrição não nula é uma restrição colocada em uma coluna em uma tabela de banco de dados relacional. Ele impõe a condição de que, nessa coluna, cada linha de dados deve conter um valor – não pode ser deixado em branco durante as operações de inserção ou atualização. Se esta coluna for deixada em branco, isso produzirá uma mensagem de erro e toda a operação de inserção ou atualização falhará.

Definirtec explica a restrição não nula

Considere uma tabela chamada CUSTOMER_MASTER que armazena detalhes do cliente para o banco de dados de um banco. Todo cliente deve ter pelo menos um sobrenome e deve pertencer a um determinado gênero. As duas colunas que lidam com o sobrenome e o gênero podem ser marcadas como “NÃO NULO” ao criar a tabela Customer_Master.

Um exemplo de script SQL para fazer isso é fornecido abaixo:
CRIAR TABELA customer_master (
custid INTEGER PRIMARY KEY,
sobrenome CHAR NOT NULL,
primeiro nome CHAR,
date_of_birth DATE NOT NULL,
sexo CHAR NOT NULL)

A restrição não nula é uma ferramenta útil para designers de banco de dados para impor a lógica de negócios. Em vez de usar código de programação para impor o conceito “deve sempre ter um valor”, eles simplesmente usam um recurso de banco de dados embutido.

Às vezes, a restrição não nula está implícita. Quando uma coluna é marcada como uma chave primária (veja a coluna “custid” em nosso exemplo acima), ela é usada para identificar exclusivamente todas as linhas na tabela para que elas obviamente não possam ser deixadas em branco.