Definição – o que significa backup e recuperação?
Backup e recuperação referem-se ao processo de fazer backup dos dados em caso de perda e configurar sistemas que permitem a recuperação dos dados devido à perda de dados. O backup dos dados requer a cópia e o arquivamento dos dados do computador, para que estejam acessíveis em caso de exclusão ou corrupção de dados. Os dados de um momento anterior só podem ser recuperados se tiver sido feito um backup.
O backup de dados é uma forma de recuperação de desastres e deve fazer parte de qualquer plano de recuperação de desastres.
Definirtec explica backup e recuperação
O backup de dados nem sempre pode restaurar todos os dados e configurações do sistema. Por exemplo, clusters de computador, servidores de diretório ativo ou servidores de banco de dados podem precisar de formas adicionais de recuperação de desastres porque um backup e uma recuperação podem não ser capazes de reconstituí-los totalmente.
Hoje, é possível fazer backup de uma grande quantidade de dados ao usar o armazenamento em nuvem, o que significa que não é necessário arquivar no disco rígido de um sistema local ou usar armazenamento externo. Dispositivos móveis, em particular, podem ser configurados usando tecnologias de nuvem, permitindo que os dados sejam recuperados automaticamente.