Definição – O que significa Memory Resistor (Memristor)?
Um resistor de memória (memristor) é um componente elétrico não linear passivo de dois terminais considerado o quarto elemento fundamental do circuito elétrico, além dos elementos fundamentais do circuito original: resistores, capacitores e indutores. Como um resistor, ele cria e mantém um fluxo seguro de corrente elétrica em um dispositivo, mas também pode se lembrar da última carga que estava fluindo por ele. Ele difere de um resistor regular, pois pode “lembrar” as cargas mesmo quando não há corrente ou tensão presente, permitindo o armazenamento de informações mesmo quando o dispositivo está desligado.
Definirtec explica o Memory Resistor (Memristor)
O resistor de memória começou como uma teoria apresentada pela primeira vez pelo Dr. Leon Chua em 1971. É essencialmente um circuito passivo de dois terminais que tem uma relação não linear entre a carga elétrica e a ligação do fluxo magnético. Embora os resistores de memória ainda sigam as variáveis fundamentais do circuito de tensão, corrente e suas integrais de tempo, eles têm uma função dinâmica com a memória e podem ser descritos como alguma função de carga líquida, que não é encontrada nos outros três elementos fundamentais do circuito.
O memristor também é capaz de funções lógicas que podem mudar muito a atual estrutura compartimentada da computação, uma vez que permite a criação de dispositivos que são capazes de processar e armazenar dados no mesmo espaço. Atualmente não há um resistor de memória padrão; em vez disso, cada dispositivo implementa uma função particular em que a integral da tensão determina a integral da corrente e vice-versa.
Como os memristores ainda estão em desenvolvimento, seu futuro depende da determinação da melhor implementação do material. Atualmente IBM, Samsung, HRL, Hewlett Packard e vários outros laboratórios de pesquisa têm mostrado interesse no memristor de dióxido de titânio, mas existem alguns outros tipos de memristor sendo pesquisados também.