Definição – O que significa Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE)?
Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (WEEE) é uma designação para determinados tipos de hardware e outros aparelhos elétricos cobertos por uma lei da Comunidade Europeia chamada Diretiva de Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos. Esta legislação ajuda a manter melhores sistemas de controle para o descarte e reutilização de aparelhos, peças ou sistemas elétricos / eletrônicos, que podem ter um efeito drástico no meio ambiente se forem descartados de forma inadequada.
Definirtec explica Resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE)
Uma característica importante da Diretiva WEEE é a ideia de “conformidade do produtor” ou a responsabilidade dos fabricantes de hardware de se preparar para a eventualidade de descarte, reciclagem e reutilização. Parte da configuração da Diretiva WEEE envolve a distinção entre produtos eletrônicos que foram vendidos antes de 2005, quando a lei entrou em vigor, e aqueles vendidos após 2005. A Diretiva WEEE ajudou a reduzir a quantidade de resíduos perigosos descartados no meio ambiente em geral no Reino Unido e em países membros da União Europeia.
A Diretiva WEEE não se aplica nos Estados Unidos. No entanto, contrapartes americanas normalmente usam o termo “lixo eletrônico” ou “lixo eletrônico” ao falar sobre regulamentos para descarte, reutilização ou reciclagem de produtos elétricos / eletrônicos ou peças que possam conter metais pesados como chumbo, cádmio, berílio, etc. , que pode ser perigoso para o meio ambiente.