Definição – O que significa Resfriamento In-Rack?
Resfriamento em rack refere-se a sistemas de resfriamento que costumam ser usados em pequenos data centers ou em áreas de alta densidade dentro de grandes data centers, ou a sistemas de resfriamento complementares usados em ambientes de alta densidade. A tecnologia usada em sistemas de resfriamento em rack deixa o ar frio e quente sem escolha a não ser se mover entre os servidores e os trocadores de calor, respectivamente.
O resfriamento no rack oferece um ambiente de computação ideal, ou seja, um microclima que é termicamente neutro para outras partes da sala.
Definirtec explica resfriamento In-Rack
Um sistema de resfriamento em rack resfria os servidores colocados em gabinetes de rack fechados. Tanto os gabinetes quanto os resfriadores em rack foram desenvolvidos especificamente para evitar a mistura de ar quente e frio, que é o fator que causa perdas em quase todas as salas de servidores. Este sistema de refrigeração opera em uma temperatura mais alta do que outros tipos de sistemas de refrigeração. Isso resulta em um melhor nível de resfriamento gratuito, que também é econômico.
Em um sistema de resfriamento em rack, os caminhos do fluxo de ar são mínimos, exigindo uma quantidade menor de energia do ventilador. Além disso, o ar de exaustão fica preso em seu ponto mais quente, o que maximiza o delta T da bobina de resfriamento.
Com base no produto, este sistema de resfriamento eficiente utiliza refrigerante ou água gelada como meio de resfriamento. Embora haja exceções, a maioria dos produtos tende a não trazer líquidos para o rack do servidor. O ar condicionado, juntamente com as conexões de água, está instalado em um gabinete próximo, mas independente. O dispositivo no nível do rack continua a ser resfriado a ar. Para fornecimento de água gelada, além da melhor rejeição de calor, as unidades de água gelada requerem conexões com os chillers.
O resfriamento no rack é versátil, rápido de usar e atinge alta densidade com despesas adicionais.
O resfriamento em rack oferece os seguintes benefícios:
- Agilidade: pode facilmente ter qualquer densidade de potência
- Disponibilidade do sistema: O acoplamento próximo resulta na remoção de pontos quentes, bem como gradientes de temperatura verticais
- Despesas do ciclo de vida: elementos padronizados e um sistema pré-projetado minimizam ou erradicam o planejamento e a engenharia
- Facilidade de manutenção: elementos padronizados reduzem a necessidade de conhecimento técnico
- Capacidade de gerenciamento: navegação sem esforço por meio de uma interface de menu e é boa em fornecer análises preventivas de falhas