Definição – o que significa resfriamento de água?
O resfriamento por água, no contexto da computação, é um método de remoção de calor que usa água como meio de resfriamento. Ele é usado para resfriar componentes de um PC ou dispositivo de computação. O resfriamento a água pode remover o calor de uma CPU ou outro componente a aproximadamente 30 vezes a velocidade do resfriamento do fluxo de ar.
A capacidade da água de resfriar é superior à do ar por causa de sua maior densidade, capacidade de calor específico e condutividade térmica. Em comparação com o fluxo de ar, a água é capaz de transmitir mais calor em distâncias maiores com muito menos volume – mesmo com menos diferença de temperatura entre a água fria e a CPU ou outro componente.
Definirtec explica refrigeração de água
O resfriamento a água está ganhando força à medida que o aumento das velocidades de processamento torna o calor um problema ainda maior.
Os engenheiros estão criando radiadores com design mais otimizado para substituir os dissipadores de calor e os ventiladores que atualmente resfriam as fontes de calor, como CPUs de alta capacidade. Os blocos de água da CPU e trocadores de calor, consistindo de um radiador com uma ventoinha conectada, permitem uma operação mais silenciosa e melhor overclock. Recursos aprimorados de tratamento de calor permitem o suporte de processadores mais quentes.
Até o final da década de 1990, o resfriamento de água do PC era um hobby caseiro. Agora, os fabricantes de computadores começaram a usar componentes pré-fabricados e especializados para caber dentro de gabinetes de computador. Tecnologias alternativas também estão sendo testadas, incluindo refrigeração por compressão de vapor e resfriadores termoelétricos.