Definição – o que significa replicação síncrona?
A replicação síncrona é um processo para atualizações simultâneas de vários repositórios geralmente usados com uma rede de área de armazenamento, rede sem fio ou outro sistema de rede segmentado. Na replicação síncrona, a tecnologia grava dados em dois sistemas diferentes ao mesmo tempo, em vez de um de cada vez.
A replicação síncrona é frequentemente usada para recuperação de desastres ou para metas e objetivos de negócios específicos que dependem da disponibilidade de dados.
Definirtec explica a replicação síncrona
A ideia de replicação síncrona é um exemplo de redundâncias de chave usadas para tornar os sistemas mais eficientes. Ter dados disponíveis em zonas redundantes torna esses dados mais resilientes se algo acontecer ao sistema.
Na replicação síncrona, o sistema está atualizando dois ou mais desses repositórios redundantes por vez, podendo ser em alguns casos, atualizando um repositório de base e um repositório ativo para permanecer exatamente o mesmo em tempo real. Com a replicação assíncrona, pode haver discrepâncias em tempo real, porque o sistema não está gravando nos dois diferentes lugares ao mesmo tempo.
A replicação síncrona requer mais recursos em geral e pode introduzir uma latência para um aplicativo, porém em muitos casos, vale a pena ter consistência de dados em tempo real.