Definição – o que significa replicação assíncrona?
A replicação assíncrona é uma técnica de backup de armazenamento de dados em que o backup dos dados não é feito imediatamente durante ou imediatamente após o armazenamento primário reconhecer a conclusão da gravação, mas sim durante um período de tempo. Este método resulta em um sistema com bom desempenho e menor requisito de largura de banda, mas os backups não estarão imediatamente disponíveis se algo acontecer ao armazenamento primário.
Definirtec explica a replicação assíncrona
Em um sistema de backup de replicação assíncrona, os dados são gravados primeiro no armazenamento primário e, em seguida, dependendo das configurações e do tipo de implementação, replica os dados em um meio de armazenamento remoto separado, como fita magnética ou discos de alta densidade. A cópia ou replicação é feita em intervalos pré-determinados.
Esse método permite um bom desempenho sem afetar o uso da largura de banda, pois os dados não são replicados para backups remotos em tempo real, como em um método de replicação síncrona. O backup dos dados só é feito após períodos predeterminados. Isso não garante 100% de backup, portanto, deve ser usado para dados menos confidenciais ou informações que têm tolerância para perda.