Definição – o que significa repetidor?
Um repetidor é um dispositivo de rede que retransmite um sinal recebido com mais potência e para um limite de rede geográfico ou topológico estendido do que seria capaz com o sinal original.
Um repetidor é implementado em redes de computadores para expandir a área de cobertura da rede, reproduzir um sinal fraco ou interrompido e / ou servir a nós remotos. Os repetidores amplificam o sinal recebido / de entrada para um domínio de frequência mais alto para que seja reutilizável, escalonável e disponível.
Os repetidores foram introduzidos em redes de comunicação de dados com fio devido à limitação de um sinal em se propagar por uma distância mais longa e agora são uma instalação comum em redes sem fio para expandir o tamanho das células.
Os repetidores também são conhecidos como amplificadores de sinal.
Definirtec explica Repetidor
Cada computador operacional ou rede de comunicação de dados tem um limite específico no qual pode atender aos hosts / nós conectados e autorizados. É um escopo de rede planejado, mas às vezes a rede precisa estender seu domínio de roteamento ainda mais para acomodar um host novo / existente ou para melhorar o nível de serviço em um domínio topológico específico. Em tais cenários, uma rede usa o serviço de um repetidor, que amplifica o sinal recebido para uma intensidade ideal ou quase ideal para que os nós de destino / recebimento possam receber os dados.
A instalação de repetidores é crítica nesses domínios, onde a atenuação e a perda de sinal são cruciais. Os repetidores são geralmente considerados dispositivos não lógicos porque propagam todos os sinais, independentemente de seu tamanho, tipo, etc. Os repetidores suportam sinais analógicos e digitais e podem repetir sinais elétricos e baseados em luz.