Definição – o que significa relatório de banco de dados?
Um relatório de banco de dados é o resultado formatado de consultas de banco de dados e contém dados úteis para tomada de decisão e análise.
A maioria dos bons aplicativos de negócios contém uma ferramenta de relatório embutida; trata-se simplesmente de uma interface front-end que chama ou executa consultas de banco de dados back-end formatadas para facilitar o uso do aplicativo. Por exemplo, um aplicativo de software bancário pode conter relatórios definidos especificamente sobre todos os clientes com grandes depósitos ou relatórios sobre resumos mensais de empréstimos para todos os clientes.
Definirtec explica relatório de banco de dados
Para extrair dados, uma consulta deve ser executada com várias ferramentas que chamam pelo menos uma linguagem de consulta. Structured Query Language (SQL) é a linguagem de consulta mais popular e conhecida. Outras linguagens de consulta incluem:
- Linguagem de consulta estruturada de hipertexto (HTSQL): esta linguagem traduz consultas de protocolo de transferência de hipertexto (HTTP) para SQL.
- Linguagem de consulta Poliqarp: esta linguagem pesquisa textos anotados.
- SPARQL (um acrônimo recursivo para SPARQL Protocol e RDF Query Language): esta linguagem é para aplicativos gráficos.
Outro recurso de relatório padrão é a capacidade de criar parâmetros ou restrições de saída. Por exemplo, quando um usuário executa um relatório mensal de resumo de empréstimos, o usuário primeiro insere o mês específico ou o tipo de conta associado ao relatório solicitado. Ferramentas especializadas de relatórios, normalmente não disponíveis por meio de consultas simples, podem ser conectadas a um banco de dados para facilitar recursos adicionais de relatórios. Eles geralmente oferecem maior percepção de dados e destacam tendências e padrões, e são frequentemente rotulados com a palavra-chave “business intelligence” (BI).