Definição – o que significa relacionamento um para um?
Um relacionamento um para um em um banco de dados relacional ocorre quando um registro ou campo pai tem zero ou apenas um registro filho. Esses relacionamentos são os mais fáceis de representar em bancos de dados porque os registros pai e filho podem estar na mesma tabela.
Definirtec explica o relacionamento um-para-um
Como exemplo, na tabela CUSTOMER_MASTER do banco de dados de um banco, cada cliente é representado por um CUSTOMER_ID exclusivo, que também é a chave primária da tabela. Cada cliente também pode ter um cartão de previdência social emitido pelo governo, que contém um número de previdência social exclusivo. Portanto, cada cliente deve ter um único ID de cliente no banco de dados do banco. Se um cliente tiver um, só pode haver um número de seguro social por cliente.
O campo pai (CUSTOMER_ID) tem uma relação de um para um com o campo de previdência social. Para esses relacionamentos, é melhor colocá-los em uma tabela para facilitar a referência. Nesse caso, o número do seguro social deve ser simplesmente uma coluna adicional na tabela CUSTOMER_MASTER.