Relação

Definição – o que significa relacionamento?

Um relacionamento, no contexto de bancos de dados, é uma situação que existe entre duas tabelas de banco de dados relacional quando uma tabela possui uma chave estrangeira que faz referência à chave primária da outra tabela. Os relacionamentos permitem que os bancos de dados relacionais dividam e armazenem dados em tabelas diferentes, enquanto vinculam itens de dados distintos.

Definirtec explica relacionamento

Por exemplo, em um banco de dados bancário, uma tabela CUSTOMER_MASTER armazena dados do cliente com uma coluna de chave primária denominada CUSTOMER_ID; ele também armazena dados de clientes em uma tabela ACCOUNTS_MASTER, que contém informações sobre várias contas bancárias e clientes associados. Para vincular essas duas tabelas e determinar as informações do cliente e da conta bancária, uma coluna CUSTOMER_ID correspondente deve ser inserida na tabela ACCOUNTS_MASTER, referenciando os IDs de cliente existentes na tabela CUSTOMER_MASTER. Nesse caso, a coluna CUSTOMER_ID da tabela ACCOUNTS_MASTER é uma chave estrangeira que faz referência a uma coluna com o mesmo nome na tabela CUSTOMER_MASTER. Este é um exemplo de relacionamento entre as duas tabelas.

O recurso fundamental que diferencia os bancos de dados relacionais de outros tipos de banco de dados (por exemplo, arquivos simples) é a capacidade de definir relacionamentos.

Esta definição foi escrita no contexto de bancos de dados