Relação

Definição – o que significa relação?

Relation é às vezes usado para se referir a uma tabela em um banco de dados relacional, mas é mais comumente usado para descrever os relacionamentos que podem ser criados entre essas tabelas em um banco de dados relacional.

Em bancos de dados relacionais, existe um relacionamento entre duas tabelas quando uma delas tem uma chave estrangeira que faz referência à chave primária da outra tabela. Esse único fato permite que os bancos de dados relacionais dividam e armazenem dados em tabelas diferentes, mas ainda vinculam os itens de dados díspares. É um dos recursos que torna os bancos de dados relacionais um armazenamento poderoso e eficiente de informações.

A capacidade de definir relacionamentos é tão fundamental e importante que é isso que diferencia os bancos de dados relacionais de outros tipos de bancos de dados, como bancos de dados de arquivo simples. A relação, portanto, é a característica definidora dos bancos de dados relacionais.

O relacionamento também pode ser conhecido como relacionamento.

Definirtec explica relação

Considere o banco de dados de um banco. Você tem uma tabela CUSTOMER_MASTER que armazena dados do cliente, com uma coluna de chave primária chamada CustID, bem como uma tabela ACCOUNTS_MASTER para armazenar informações sobre várias contas bancárias e quais clientes as possuem. Para vincular essas duas tabelas, ou seja, vincular cada cliente a sua conta bancária, uma coluna CustID correspondente é necessária na tabela ACCOUNTS_MASTER que faz referência a um ID de cliente já existente na tabela CUSTOMER_MASTER. Nesse caso, a coluna CustID em ACCOUNTS_MASTER é uma chave estrangeira que faz referência à coluna de mesmo nome em CUSTOMER_MASTER. Este cenário se refere à relação entre as duas tabelas.