Definição – o que significa regulador de tensão?
Um regulador de tensão é um dispositivo de regulação de eletricidade projetado para converter automaticamente a tensão em uma tensão constante mais baixa, geralmente corrente contínua (CC).
O termo pode se referir a um circuito integrado regulador de tensão (IC), que geralmente é encontrado em computadores e outros dispositivos eletrônicos que são conectados diretamente a uma tomada de corrente alternada (CA), mas requerem apenas uma pequena tensão CC.
O termo também pode se referir à regulação de tensão ou dispositivos de módulo de energia, como telefones celulares e carregadores de laptop. Alguns reguladores não aumentam ou diminuem a tensão de um dispositivo, mas apenas garantem um valor de saída constante.
Definirtec explica regulador de tensão
Os reguladores de tensão geralmente são usados para regular a tensão até um valor mais baixo e fornecer esse valor constantemente ao longo do tempo. Esse dispositivo pode ser tão simples como um design de feed-forward ou pode ser mais complexo e incluir loops de feedback negativo.
Existem dois tipos de reguladores de tensão:
- Eletrônico: Eles usam componentes eletrônicos puros, como diodos, resistores e capacitores e geralmente vêm como circuitos integrados já classificados para tensões e saída de corrente específicas.
- Eletromecânico: Eles fazem uso de peças mecânicas móveis para regular a tensão. A parte mecânica geralmente é um solenóide que se move de acordo com o tamanho da corrente e da tensão de entrada e se move de acordo para cortar a entrada quando há um surto. Um capacitor então fornece a saída regulada.