Definição – o que significa Volume Boot Record (VBR)?
Um registro de inicialização de volume (VBR) é o primeiro setor em um dispositivo de armazenamento de dados que não está particionado ou o primeiro setor em uma partição de um dispositivo de armazenamento de dados que passou por partição. Os registros de inicialização de volume geralmente contêm o código do computador para iniciar o processo de inicialização ou o código para carregar e invocar um programa autônomo ou sistema operacional instalado no dispositivo ou na partição.
Um registro de inicialização de volume também é conhecido como setor de inicialização de partição ou setor de inicialização de volume.
Definirtec explica Volume Boot Record (VBR)
Um exemplo do registro de inicialização do volume é o setor de inicialização DOS original. A criação de um registro de inicialização de volume acontece quando ocorre a formatação de uma partição, e isso residiria no primeiro setor encontrado na partição. Os registros de inicialização do volume têm dois componentes: o bloco de parâmetros do disco e o código de inicialização do volume. O código contido no registro de inicialização do volume é específico do sistema operacional. O código só pode ser invocado pelo firmware da máquina ou pelo código encontrado no gerenciador de inicialização ou no registro mestre de inicialização.
Se o código for invocado pelo gerenciador de boot, o processo é conhecido como carregamento em cadeia. O registro de inicialização do volume em certos sistemas de arquivos como FAT12 ou FAT32 também conteria o bloco de parâmetros do BIOS, que fornece os detalhes e estruturas específicas das estruturas de dados em disco usadas no sistema de arquivos.
Em caso de corrupção ou configuração incorreta, o registro de inicialização do volume pode ser reparado criando uma nova cópia do código necessário para a partição apropriada. O procedimento para escrever o novo código dependerá da versão do Windows em uso.