Definição – o que Ambient Networks significa?
Uma rede ambiente é uma combinação de rede desenvolvida para resolver questões e problemas relacionados à comutação. Ele é usado para construir uma rede compatível com as atuais e futuras infraestruturas de rede física, permitindo que as pessoas se conectem umas com as outras em todo o mundo.
Definirtec explica Ambient Networks
A rede Ambient surgiu de um projeto patrocinado pela Comissão Europeia denominado projeto IST Ambient Network. O projeto fazia parte do Sexto Programa-Quadro (FP6), que visava explorar futuros sistemas de comunicação.
A rede ambiente fornece tecnologia móvel apropriada para a comunicação móvel emergente e ambiente de comunicação WAN. Ele fornece uma ideia de rede universal que pode ser aplicada ao ambiente atual, que é um ambiente muito misto de várias tecnologias de rádio e redes.
A rede ambiente é baseada em um conceito denominado espaço de controle ambiental (ACS).
Vejamos um exemplo de como a tecnologia de rede ambiente funciona. Suponha que Scott tenha uma rede de área pessoal em sua organização. Ele também usa Bluetooth, celular e notebook, todos na rede. O notebook de Scott também tem a capacidade de se conectar via WLAN habilitada, enquanto seu celular pode se conectar através de GPRS.
Suponha que Scott esteja andando na rua e seu notebook esteja baixando músicas usando a conexão GPRS em seu telefone celular. O cenário atual ocorrerá:
Notebook -> Bluetooth -> Telefone Celular -> GPRS -> Rede Celular
Enquanto caminha, Scott passa por uma área coberta de ponto de acesso WLAN gratuito. Seu PAN se conecta imediatamente ao ponto quente. Assim que a rede PAN de Scott se fundir com o ponto de acesso, sua música continuará a ser baixada usando o link WLAN recém-estabelecido em vez da conexão GPRS mais cara e lenta. Se Scott quiser usar a Internet neste momento, o PDA também usará a conexão WLAN da seguinte maneira:
PDA -> Bluetooth -> Notebook -> WLAN -> Hot Spot