Definição – o que significa Dynamic Virtual Private Network (DVPN)?
Uma rede privada virtual dinâmica (DVPN) é um ativador de intranet que complementa os serviços regulares da Internet, oferecendo mais serviços e recursos de rede.
Essas redes podem balancear a carga dinamicamente, alocando recursos de hardware com mais eficiência do que a infraestrutura existente pode permitir.
As redes privadas virtuais dinâmicas são comumente usadas por empresas porque oferecem uma medida extra de segurança com seus protocolos de criptografia de pacote de autenticação.
Definirtec explica Dynamic Virtual Private Network (DVPN)
As redes privadas virtuais dinâmicas (DVPN) são capazes de se auto-modificar para reconhecer os nós adicionados sem que o hardware e os roteadores sejam capazes de identificá-los.
DVPNs usam criptografia e autenticação para empacotar dados com segurança e distribuí-los por redes locais ou de longa distância (WANs). Os dados permanecem encapsulados até chegarem a um destino onde ocorre a descriptografia. tunelamento é usado para alcançar redes remotas em WANs
Não há descriptografia dos dados nos nós pelos quais os dados passam, onde há maior risco de interceptação por hackers. A segurança desse mecanismo de rede depende da segurança das chaves de criptografia usadas em cada extremidade da transmissão.
Existem muitos métodos e soluções de software para a criação de DVPNs, alguns incluem tecnologia, como protocolos de túnel criptográfico.
Os protocolos VPN seguros incluem:
- IPSec: Internet Security Protocol
- Transport Layer Security (TLS)
- Secure Sockets Layer (SSL)
- Segurança de camada de transporte de datagrama (DTLS)
- Secure Socket Tunneling Protocol (SSTP)
- Criptografia PP da Microsoft (MPPE)
- Secure Shell (SSH)
Como os terminais devem ser autenticados antes que uma conexão em túnel possa ser estabelecida, as senhas armazenadas ou certificados digitais são usados nas extremidades dos túneis DVPN para permitir que as conexões de túnel sejam feitas sem a intervenção do usuário.