Definição – o que significa rede neural de camada única?
Uma rede neural de camada única representa a forma mais simples de rede neural, na qual há apenas uma camada de nós de entrada que envia entradas ponderadas para uma camada subsequente de nós receptores ou, em alguns casos, um nó receptor. Este design de camada única foi parte da base para sistemas que agora se tornaram muito mais complexos.
Definirtec explica Rede Neural de Camada Única
Um dos primeiros exemplos de uma rede neural de camada única foi chamado de “perceptron”. O perceptron retornaria uma função baseada em entradas, novamente, baseada em neurônios individuais na fisiologia do cérebro humano. Em alguns sentidos, os modelos perceptron são muito parecidos com “portas lógicas” cumprindo funções individuais: Um perceptron enviará um sinal, ou não, com base nas entradas ponderadas. Outro tipo de rede neural de camada única é o classificador linear binário de camada única, que pode isolar entradas em uma das duas categorias.
As redes neurais de camada única também podem ser consideradas como parte de uma classe de redes neurais feedforward, onde a informação viaja apenas em uma direção, através das entradas, para a saída. Novamente, isso define essas redes simples em contraste com sistemas imensamente mais complicados, como aqueles que usam retropropagação ou gradiente descendente para funcionar.