Definição – O que significa Wireless Mesh Network (WMN)?
Uma rede em malha sem fio é qualquer rede sem fio onde os dados são transmitidos usando uma rede em malha. Ou seja, onde os nós não apenas enviam e recebem dados, mas também servem como um retransmissor para outros nós e cada nó colabora na propagação de dados na rede.
Uma rede em malha sem fio pode ser considerada uma coleção de nós em que cada nó em malha também é um roteador. Compare isso a um ponto de acesso WiFi onde o serviço pode ser fornecido apenas dentro do alcance do sinal e quando é desligado, a conexão é perdida. Os nós de malha funcionam de maneira diferente, redirecionando os dados para outro salto ao qual estão conectados, ignorando a área vazia onde um nó pode estar desligado.
Definirtec explica Wireless Mesh Network (WMN)
O conceito de rede em malha pode ser aplicado a redes físicas e sem fio, mas é muito mais comum para redes sem fio, dados os custos de cabeamento que seriam necessários para implementar como uma topologia física.
Uma diferença chave aqui é que os nós de malha funcionam em um esquema de ganho cooperativo onde quanto mais nós ativos, maior a largura de banda disponível. Considere esta analogia na rede tradicional: quando carros (dados) vindos de uma estrada larga chegam a uma pequena ponte, eles todos têm que desacelerar para esperar na fila. Para aumentar o número de carros passando, você precisa fazer uma ponte maior (adicionar largura de banda) que é então desperdiçada em tempos de menos tráfego. Na rede mesh, imagine as pessoas chegando a um rio, onde, para continuar, cada pessoa solta uma pedra para fazer uma ponte pedonal. Quanto mais pessoas precisam passar, mais pedras são atiradas. Mas se houver menos usuários, apenas algumas pedras serão necessárias. Em outras palavras, a largura de banda é dimensionada automaticamente com base no número de usuários.