Definição – o que significa rede herdada?
Uma rede legada é o nome genérico atribuído a qualquer rede antiga, raramente usado hoje em dia e não faz parte do conjunto de protocolos TCP / IP. As redes legadas são, em sua maioria, propriedade de fornecedores individuais. Com o advento do TCP / IP como uma plataforma de rede comum em meados da década de 1970, a maioria das redes legadas não é mais usada.
Definirtec explica a rede legada
Nos primeiros dias da computação, na década de 1960 e no início da década de 1970, cada fabricante definiu seus próprios protocolos de rede. Essas redes e hardware geralmente eram incompatíveis entre si. Imagine hoje se um computador HP não pudesse enviar dados para uma impressora Epson ou pudesse se comunicar apenas com outros computadores HP. A Internet não poderia existir. Com o crescimento da computação em meados dos anos 1970, as dificuldades causadas pela falta de interoperabilidade tornaram-se mais agudas.
Um pequeno projeto conhecido como ARPANet foi o ancestral da rede global que hoje chamamos de Internet. Iniciada pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DARPA), a ARPANet buscou conectar várias instalações militares em uma ampla área geográfica. Dois dos requisitos para a ARPANet eram que não deveria haver nenhum ponto central de controle (e, portanto, nenhum ponto central de falha) e, em segundo lugar, que os dispositivos de rede em todas as estações deviam todos ser capazes de se comunicar uns com os outros. Foi este último requisito que levou ao desenvolvimento de um conjunto de protocolos independente conhecido como TCP (Transmission Control Protocol) por volta de 1973. Mais tarde expandido e aprimorado com suporte de fabricantes e fornecedores de software, ele se tornou o atual conjunto de protocolos de computação conhecido como TCP / IP.
Conforme o TCP / IP se desenvolveu e se tornou mais difundido, a maioria das plataformas de rede proprietárias foram extintas. Algumas das redes legadas mais conhecidas são Systems Network Architecture (SNA) da IBM, AppleTalk da Apple, DECnet da DEC e IPX / SPX da Xerox e Novell. Alguns dos fabricantes inicialmente se agarraram obstinadamente a suas próprias plataformas e se recusaram a aderir ao movimento TCP / IP, geralmente com algum risco para a sobrevivência de seus produtos. Um exemplo é a Novell. Ela deixou de controlar mais de 90% do mercado com seu sistema NetWare no início da década de 1990 para ser um participante de nicho hoje, por causa da adesão ao IPX / SPX.
Observe que as redes legadas não estão completamente mortas, mas ainda são usadas por alguns entusiastas obstinados. Por exemplo, SNA ainda está em uso por cerca de 20,000 clientes em todo o mundo, principalmente bancos comerciais.