Definição – O que significa Value-Added Network (VAN)?
Uma Rede de Valor Agregado (VAN) é um serviço hospedado usado para compartilhar mensagens recebidas, armazenadas e encaminhadas. Uma VAN também pode adicionar dados de auditoria e modificar dados para detecção automática de erros, correção ou conversão entre protocolos de comunicação.
Definirtec explica Value-Added Network (VAN)
Na década de 1970, organizações privadas que gerenciavam grandes serviços de rede competiam com os serviços de telecomunicações controlados pelo governo estadual. Para se diferenciar dos serviços estatais, as organizações privadas reconheceram a necessidade motriz de agregar valor à comunicação. Isso se mostrou complicado e levou ao conceito de redes definidas pelo usuário, que precedeu os provedores de serviços de Internet (ISPs).
Com o desenvolvimento da Internet, muitas empresas acharam mais econômico transportar dados pela Internet, em vez de incorrer em taxas mensais mínimas ou cobranças por caractere típicas dos contratos de VAN. Os provedores de VAN responderam oferecendo serviços adicionais, incluindo e-mail seguro, criptografia, relatórios de gerenciamento e tradução de intercâmbio eletrônico de dados (EDI) entre organizações.
VANs agora são usados na ausência de telecomunicações controladas pelo estado. No entanto, o termo VAN descreve principalmente comunicações business-to-business (B2B), especialmente EDI para administração, comércio e transporte (EDIFACT), que é um padrão internacional da ONU que compete com o Extensible Markup Language (XML). As VANs continuam evoluindo para processos industriais mais específicos, com ênfase particular no varejo e na fabricação de alta tecnologia.