Definição – o que significa Content Delivery Network (CDN)?
Uma rede de distribuição de conteúdo (CDN) é um sistema de vários computadores que contém cópias de dados armazenados em vários nós da rede. Um CDN bem projetado e devidamente implementado melhora o acesso aos dados, aumentando a largura de banda e minimizando a latência de acesso. Geralmente, o conteúdo CDN pode incluir objetos da Web, aplicativos, consultas de banco de dados, objetos de dados para download e fluxos de mídia.
Um CDN estabelecido consiste em vários nós de computador conectados em rede na Internet para fornecer aos usuários acesso a grandes quantidades de mídia ou dados.
Uma CDN também é conhecida como rede de distribuição de conteúdo.
Definirtec explica Content Delivery Network (CDN)
Uma arquitetura CDN completa é composta de vários componentes individuais que trabalham com o objetivo comum de fornecer serviços à comunidade de usuários finais. Um exemplo comum de um CDN pode ser um servidor de arquivos consolidado que é usado como aplicativo de usuário e armazém de arquivos de dados. As funções comuns associadas à rede de distribuição de conteúdo incluem acessibilidade de arquivos, processamento de aplicativos, distribuição de multimídia e armazenamento em cache. Um CDN completo tem a capacidade de exibir funcionalidades que só são possíveis devido à participação de cada componente CDN separado.
Normalmente, um CDN é operado como um provedor de serviços de aplicativo pela Internet. Muitos fornecedores de rede de Internet renomados, como a ATT, criaram suas próprias redes de distribuição de conteúdo para atender ao mercado de clientes de conteúdo.
Geralmente, os nós CDN são instalados em vários locais distantes que podem cobrir vários backbones. Esses nós de rede auxiliam uns aos outros no cumprimento de solicitações de conteúdo do usuário final para otimizar o processo de entrega de serviço. O número de servidores e nós de computador participantes para formar o CDN varia de acordo com a arquitetura da rede.
Os servidores estrategicamente posicionados têm uma capacidade maior em comparação com um backbone de rede, o que maximiza o potencial para aumentar o número de usuários simultâneos. Além disso, esses servidores de borda estrategicamente posicionados reduzem o tempo de entrega e diminuem a carga em pontos públicos e privados, backbones e interconexões. Um CDN gerencia toda a carga de tráfego redirecionando-a para os servidores de borda.