Definição – O que significa Rede de configuração zero (Zeroconf)?
Uma rede de configuração zero é uma rede IP configurada sem usar nenhuma configuração manual ou servidores de configuração. Esta configuração permite que alguém sem experiência em rede conecte computadores, impressoras e outros dispositivos de rede e receba funcionalidade automática de rede. As funções automáticas incluem a alocação de endereços IP, a tradução entre nomes de domínio e endereços IP e a localização de serviços, como impressão, sem utilizar um serviço de diretório.
Uma rede de configuração zero também é conhecida como rede zeroconf ou, às vezes, apenas zeroconf.
Definirtec explica Zero-Configuration Network (Zeroconf)
Uma rede de configuração zero é geralmente empregada para configuração de rede doméstica e de pequena empresa, onde o risco de segurança é baixo e é difícil ou impossível configurar uma rede IP normal. Os usos comuns são para reuniões de curto prazo ou pequenas conferências. Assim, a necessidade de serviços como o protocolo de configuração dinâmica de hosts e servidores de sistema de nomes de domínio (DNS) é eliminada, juntamente com a necessidade de definir as configurações de rede de cada computador manualmente.
Zeroconf é baseado em três tecnologias:
- Atribuição de endereços de rede para vários dispositivos
- Determinar nomes de host de computador
- Localizando serviços de rede
Os protocolos de descoberta de serviço detectam automaticamente serviços e dispositivos de rede conectados. Esses protocolos incluem:
- Protocolo de localização de serviço
- Descoberta de descrição universal e integração para serviços da Web
- Protocolo de descoberta de serviço Bluetooth
- Sequência de descritor de recurso extensível
Como as redes zeroconf usam serviço de nome de domínio multicast, elas são mais vulneráveis a ataques de spoofing.
As principais implementações de redes zeroconf incluem Bonjour da Apple, Avahi, Windows CE 5.0, Jini e Zeroconf, um pacote autônomo baseado em IPv4LL Simples.