Definição – O que significa Rede de Arquitetura Orientada a Serviços (Rede SOA)?
A rede de arquitetura orientada a serviços (SOA) refere-se ao uso do modelo SOA para melhorar a funcionalidade das redes que fazem uso de serviços da web. A rede SOA garante que os eventos causados por vários computadores e dispositivos de comunicação sejam conectados instantaneamente e sem falhas aos processos de negócios apropriados. A distribuição de inteligência é o objetivo principal da rede SOA para que a rede opere como se fosse um grande computador independente.
Definirtec explica Rede de Arquitetura Orientada a Serviços (Rede SOA)
SOA permite que computadores conectados em uma rede cooperem. Cada computador é capaz de executar uma gama aleatória de serviços, e cada serviço é projetado de forma que o serviço possa compartilhar informações com praticamente qualquer serviço disponível na rede, sem a necessidade de interação humana e sem alterar o próprio programa raiz.
A consolidação de serviços de segurança e privacidade como autorização, autenticação, criptografia, firewalls e programas anti-malware é essencialmente o atributo mais significativo da rede SOA. Esse tipo de consolidação reduz a complexidade do gerenciamento de rede, diminui o risco potencial de vulnerabilidades de rede e reduz os gastos operacionais. Isso permite uma rede muito mais sólida e confiável do que aquela sem rede SOA.
Além disso, a rede SOA permite testes mais eficientes para conformidade com regulamentos e padrões. Isso diminui a possibilidade de quebras de rede e, caso isso aconteça, pode ser retificado no menor prazo possível.
Uma rede SOA opera em três camadas:
- A camada de aplicativo consiste em cada software utilizado por assinantes e empresas.
- A camada de serviços interativos garante uma comunicação consistente e confiável entre todos os usuários, aplicativos e dispositivos.
- A camada de sistemas controla e preserva a integridade física da rede e ajuda a garantir a compatibilidade e interconectividade do hardware.