Rede de área de armazenamento (san)

Definição – o que significa Storage Area Network (SAN)?

Uma rede de área de armazenamento (SAN) é uma rede segura de transferência de dados de alta velocidade que fornece acesso ao armazenamento consolidado em nível de bloco. Uma SAN torna uma rede de dispositivos de armazenamento acessível a vários servidores. Os dispositivos SAN aparecem para os servidores como unidades conectadas, eliminando os gargalos da rede tradicional.

SANs às vezes também são referidos (embora redundantemente) como armazenamento SAN, rede SAN, rede SAN, etc.

Definirtec explica Storage Area Network (SAN)

Introduzidas no início de 2000, as SANs eram inicialmente limitadas à computação de classe empresarial. Hoje, os custos de disco de alta velocidade caíram gradualmente e as SANs se tornaram um pilar para maior armazenamento organizacional.

A implementação de SAN simplifica o gerenciamento do ciclo de vida das informações e desempenha um papel crítico no fornecimento de uma infraestrutura de transferência de dados consistente e segura.

As soluções SAN estão disponíveis em dois tipos:

  • Fibre Channel (FC): o armazenamento e os servidores são conectados por meio de uma rede de alta velocidade de switches Fibre Channel interconectados. Isso é usado para aplicativos de missão crítica, onde o acesso ininterrupto aos dados é necessário.
  • Protocolo iSCSI (Internet Small Computer System Interface): Essa infraestrutura oferece a flexibilidade de uma rede IP de baixo custo.

Ambos oferecem vantagens com base nos requisitos de negócios.

As vantagens do SAN incluem:

  • Virtualização de armazenamento: a capacidade do servidor não está mais vinculada a dispositivos de armazenamento únicos, pois pools de armazenamento grandes e consolidados agora estão disponíveis para aplicativos de software.
  • Tecnologias de disco de alta velocidade: um exemplo é o FC, que oferece velocidades de recuperação de dados que excedem 5 Gbps. A transferência de dados de armazenamento para armazenamento também está disponível por meio da transmissão direta de dados da origem para o dispositivo de destino com mínima ou nenhuma intervenção do servidor.
  • Backup centralizado: os servidores exibem os dados armazenados em discos locais, em vez de várias conexões de disco e servidor. Recursos avançados de backup, como backups incrementais e em nível de bloco, otimizam as responsabilidades do administrador do sistema de TI.
  • Proteção dinâmica contra failover: fornece operação contínua de rede, mesmo se um servidor falhar ou ficar offline para manutenção, o que permite redundância integrada e redirecionamento automático de tráfego.

SAN é oferecido por fabricantes de servidores, como IBM e HP. Os provedores de SAN independentes de servidor incluem EMC e Network Appliance.