Definição – O que significa Network as a Service (NaaS)?
Rede como serviço (NaaS) é um termo que surgiu no panteão das opções de software como serviço (SaaS) que agora são populares no mundo de TI empresarial de hoje. Rede como serviço consiste em oferecer funcionalidade de rede por assinatura, geralmente por meio da nuvem. A rede como um provedor de serviços virtualiza a configuração da rede e dá aos clientes a capacidade de utilizar uma rede que não está realmente configurada no hardware local.
Definirtec explica Network as a Service (NaaS)
A rede como serviço surgiu de um fenômeno de TI muito específico. Por volta de 2015, as empresas começaram a olhar mais de perto para o conceito de SDN ou rede definida por software. À medida que essa rede definida por software avançava, em vez de utilizar switches e nós de hardware para conduzir a atividade de rede, as empresas começaram a virtualizar o processo de rede e usar entidades lógicas virtuais para controlar a rede. O controle da rede tornou-se mais centralizado. As empresas descobriram como desvincular a funcionalidade de rede da infraestrutura física que costumava ser um pré-requisito para a rede da empresa.
Rede como serviço representa um benchmark específico na área de TI, onde não é mais necessário ter servidores físicos e hardware funcionando fora de um local de negócios para aproveitar tudo o que esses servidores e hardware fizeram para empresas em configurações de rede tradicionais. Com a rede como serviço, grande parte da administração da rede também pode ser terceirizada, dando à empresa flexibilidade e liberdade para gerenciar uma rede com menos conhecimento técnico interno. Rede como serviço continuará sendo uma das novas opções de TI mais interessantes para empresas que desejam fazer mais em termos de arquitetura de software, sem contratar engenheiros e sem construir configurações físicas de hardware.