Definição – o que significa rede de classe C?
Uma rede de classe C é a mais comum das cinco classes de rede de computadores, designadas de A a E, na arquitetura de endereçamento de rede de rede classful. As designações de classe foram baseadas na divisão de 32 bits necessários para um endereço IP, os primeiros quatro dos quais indicavam a classe de endereço em código binário:
- A = 0
- B = 10
- C = 110
- D = 1110
- E = 1111
A arquitetura de rede classful foi usada de 1981 a 1993, quando o roteamento entre domínios sem classes (CIDR) foi introduzido. O objetivo dessa nova arquitetura era diminuir o rápido crescimento das tabelas de roteamento em roteadores em toda a Internet e retardar o esgotamento inevitável de endereços IPv4.
Definirtec explica rede de classe C
Embora a rede classful e a designação de rede classe C tenham sido descontinuadas, os administradores de rede e o pessoal de TI ainda ocasionalmente fazem referência a elas. Alguns componentes de hardware e software também podem fazer referência a eles.
A rede classful usava originalmente um endereço IPv32 de 4 bits, que suportava apenas 254 redes independentes. Com algumas redes grandes, como a Rede de Agências de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPANET) e a proliferação de redes locais no início da década de 1980, logo ficou claro que mais endereços seriam necessários. É por isso que a metodologia de rede classful foi adotada, permitindo o seguinte número de redes para cada uma das cinco classes:
- A: 128 (27)
- B: 16,384 (214)
- C: 2,097,152 (221)
- D é definido como multicast, enquanto E não foi definido e foi mantido para uso futuro