Definição – o que significa rede celular?
Uma rede celular é uma rede de rádio distribuída por terra através de células, onde cada célula inclui um transceptor de localização fixa conhecido como estação base. Essas células juntas fornecem cobertura de rádio em áreas geográficas maiores. Equipamentos de usuário (UE), como telefones celulares, são, portanto, capazes de se comunicar mesmo se o equipamento estiver se movendo através das células durante a transmissão.
As redes celulares oferecem aos assinantes recursos avançados em relação a soluções alternativas, incluindo maior capacidade, uso reduzido de bateria, maior área de cobertura geográfica e redução da interferência de outros sinais. As tecnologias celulares populares incluem o Sistema Global para Comunicação Móvel, serviço geral de rádio por pacote, 3GSM e acesso múltiplo por divisão de código.
Definirtec explica Rede Celular
A tecnologia de rede celular suporta uma estrutura hierárquica formada pela estação transceptora base (BTS), centro de comutação móvel (MSC), registros de localização e rede telefônica pública comutada (PSTN). O BTS permite que dispositivos celulares façam comunicação direta com telefones móveis. A unidade atua como uma estação base para rotear chamadas para o controlador do centro de base de destino. O controlador de estação base (BSC) coordena com o MSC para fazer interface com o PSTN baseado em linha fixa, registro de localização de visitante (VLR) e registro de localização residencial (HLR) para rotear as chamadas para diferentes controladores de centro de base.
As redes celulares mantêm informações para rastrear a localização dos dispositivos móveis de seus assinantes. Em resposta, os dispositivos celulares também são equipados com os detalhes dos canais apropriados para os sinais dos sistemas de rede celular. Esses canais são categorizados em dois campos:
- Canal de controle dedicado forte: usado para transmitir informações digitais para um telefone celular da estação base e vice-versa.
- Canal forte de paging: usado para rastrear o telefone móvel pelo MSC quando uma chamada é roteada para ele.
Um site de celular típico oferece cobertura geográfica entre nove e 21 milhas. A estação base é responsável por monitorar o nível dos sinais quando uma chamada é feita de um telefone celular. Quando o usuário se afasta da área de cobertura geográfica da estação base, o nível do sinal pode cair. Isto pode fazer com que uma estação base faça um pedido ao MSC para transferir o controle para outra estação base que está recebendo os sinais mais fortes sem notificar o assinante; este fenômeno é chamado de transferência. As redes celulares costumam encontrar interrupções ambientais, como um guindaste de torre em movimento, cabos de alimentação suspensos ou as frequências de outros dispositivos.