Uma rede de anjos é um grupo de investidores que fornecem apoio financeiro e orientação a pequenas empresas e empresários. As redes Angel consistem tipicamente num grupo de empresários e profissionais de sucesso que estão interessados em investir e apoiar os negócios em fase inicial.
As redes de anjos normalmente fornecem mais do que apenas apoio financeiro; elas também oferecem mentoria e aconselhamento aos empreendedores. Muitos investidores anjos também são empreendedores experientes e podem oferecer valiosos insights e conselhos.
As redes de anjos normalmente têm uma estrutura e um processo formal para rever e avaliar oportunidades de investimento. Muitas vezes eles têm um foco ou setor específico no qual estão interessados em investir.
As redes Angel podem ser uma grande fonte de financiamento para pequenas empresas e empreendedores. Elas também podem oferecer um mentor e orientação valiosos. Se você está procurando financiamento para o seu negócio, pode valer a pena explorar se existe uma rede de anjos que se alinhe com os seus objectivos e sector de negócio. Como é que os investidores são pagos de volta? Assumindo que o investimento é feito em um projeto, o investidor será pago de uma de duas maneiras. A primeira é se o projeto for bem sucedido e gerar receita suficiente para pagar o investimento mais juros. A segunda é se o projeto não for bem sucedido e for encerrado, caso em que o investidor será pago de volta através da venda dos ativos do projeto.
Quantos investidores anjos existem? Não há uma resposta definitiva a esta pergunta, pois o número de investidores-anjo pode flutuar com o tempo. No entanto, um relatório recente da Associação Nacional de Capital de Risco (NVCA) estimou que existem aproximadamente 300.000 investidores anjos somente nos Estados Unidos.
Investir com anjo é uma boa ideia?
Sim, investir anjos pode ser uma boa ideia, mas depende das suas metas e objectivos. Se você está procurando fazer um retorno rápido do seu investimento, então o investimento de anjo pode não ser a melhor opção. No entanto, se você está disposto a ter uma visão de longo prazo e está confortável com algum risco, então investir com anjo pode ser uma boa maneira de ganhar um retorno maior sobre o seu investimento.
Algumas coisas a ter em mente se você está considerando investir com anjo:
1. Faça a sua pesquisa. Existem muitos esquemas por aí, por isso é importante fazer a sua devida diligência antes de investir.
2. Considere a sua tolerância ao risco. Investir anjos é um investimento de maior risco do que, por exemplo, investir num fundo mútuo. Assegure-se que está confortável com o nível de risco que está a assumir.
3. Tenha uma estratégia de saída clara. Quando você está investindo em um startup, é importante ter um plano de como você vai tirar o seu dinheiro se as coisas derem errado.
4. Diversifique o seu portfólio. Não ponha todos os seus ovos no mesmo cesto. Investir em algumas startups diferentes vai ajudar a reduzir o seu risco geral.
5. Esteja preparado para um compromisso a longo prazo. Startups muitas vezes levam mais tempo do que o esperado para serem bem sucedidos, portanto esteja preparado para manter o seu investimento a longo prazo. Quanto dinheiro você precisa para ser um investidor anjo? A quantia de dinheiro necessária para ser um investidor anjo pode variar dependendo do projeto. Geralmente, os anjos estão procurando investir de $10.000 a $100.000 em uma empresa iniciante. No entanto, há algumas coisas a ter em mente. Primeiro, o tamanho do investimento deve ser relativo ao estágio da empresa. Por exemplo, uma empresa em fase inicial provavelmente precisará de menos dinheiro do que uma empresa que está mais avançada no seu desenvolvimento. Segundo, a quantia de dinheiro que um anjo investe também pode depender da quantidade de controle que eles querem ter sobre a empresa. Anjos que procuram um lugar no conselho ou um papel mais ativo no desenvolvimento da empresa podem estar dispostos a investir mais dinheiro do que aqueles que estão simplesmente procurando por um retorno financeiro de seu investimento.
Os investidores anjos podem vender as suas acções?
Sim, os investidores anjo podem vender suas ações, mas podem precisar passar por um processo chamado “registro de acionistas” primeiro. Este processo pode variar dependendo dos estatutos da empresa, mas normalmente envolve o investidor fornecendo a empresa com seu nome, endereço e número do Seguro Social. A empresa então emitirá ao investidor um certificado de acionista, que o investidor pode usar para vender suas ações.