Definição – o que significa recuperação de desastres como um serviço (DRaaS)?
Recuperação de desastre como serviço (DRaaS) é um modelo de computação em nuvem e serviço de backup que usa recursos de nuvem para proteger aplicativos e dados contra interrupções causadas por desastres. Ele dá à organização um backup total do sistema que permite a continuidade dos negócios em caso de falha do sistema.
O DRaaS é frequentemente oferecido em conjunto com um plano de recuperação de desastres (DRP) ou plano de continuidade de negócios (BCP).
DRaaS também é conhecido como continuidade de negócios como serviço (BCaaS).
Definirtec explica recuperação de desastres como serviço (DRaaS)
O DRaaS permite a replicação e backup completos de todos os dados e aplicativos da nuvem, enquanto atua como uma infraestrutura secundária. Na verdade, ele se torna o novo ambiente e permite que uma organização e usuários continuem com os processos de negócios diários enquanto o sistema principal passa por reparos. O DRaaS permite que esses aplicativos sejam executados em máquinas virtuais (VM) a qualquer momento, mesmo sem um desastre real.
O DRaaS também está disponível para organizações que empregam soluções locais, tornando-o um gateway e área restrita viável para testar a computação em nuvem. Exige que uma organização replique um sistema na nuvem sem descartar seu sistema local e, uma vez feito o backup, permite o teste de tal sistema.
As vantagens do DRaaS são as seguintes:
- Multisite: Como o DRaaS é 100% computação em nuvem, os recursos são replicados para muitos sites diferentes para garantir backup contínuo no caso de um ou mais sites não estarem disponíveis.
- Array agnóstico: DRaaS replica qualquer ambiente e não favorece um fornecedor ou plataforma.
- Granular ou abrangente: Dependendo dos requisitos do cliente, se nem todos os dados exigirem backup, uma organização pode reduzir custos com proteção de flexibilidade.