Definição – o que significa reconhecimento passivo?
O reconhecimento passivo é uma forma de coleta de dados de informações direcionadas que ocorre quando os dados pessoais de um indivíduo, como uma senha, são roubados sem o conhecimento do indivíduo visado. O reconhecimento passivo é definido como um hack malicioso através do qual o alvo pode ser observado, e eles podem ser personificados pelo hacker para fins de coleta de dados.
O reconhecimento passivo pode ocorrer quando o hacker está vasculhando o lixo do indivíduo visado para obter papéis descartados, que podem conter as informações privadas necessárias para realizar um ato malicioso online. Computadores descartados são outra fonte de informação para hackers.
A atividade de tráfego em um modem pode ser lida e analisada durante o reconhecimento passivo, analisando remotamente as luzes de LED de atividade de tráfego. O tempo de pressionamento de tecla do Secure Shell (SSH) é outra maneira de fazer o reconhecimento passivo.
Definirtec explica o reconhecimento passivo
O direcionamento de reconhecimento passivo geralmente é feito para fins maliciosos que, de alguma forma, beneficiam o hacker. No entanto, existe algo como reconhecimento ético passivo. Isso é chamado de hacktivismo e pode ser realizado por meio de reconhecimento passivo. Esta versão de reconhecimento passivo é perpetrada por hactivistas que estão tentando obter informações que irão apoiar suas causas políticas ou outras motivações éticas. Os encarregados da aplicação da lei também podem usar o reconhecimento passivo como parte de uma investigação criminal. Ético ou não, o reconhecimento passivo é sempre feito sem autorização da pessoa ou organização visada.