Definição – O que significa Reconhecimento de Marca Ótica (OMR)?
O reconhecimento óptico de marcas (OMR) é um método eletrônico de coleta de dados manipulados por humanos, identificando certas marcações em um documento. Normalmente o processo de reconhecimento óptico de marcas é realizado com o auxílio de um scanner que verifica a transmissão ou reflexão da luz através do papel; locais com marcações refletirão menos luz do que o papel em branco, resultando em refletividade menos contrastante.
O reconhecimento óptico de marcas também é conhecido como leitura óptica de marcas ou, mais comumente, pela marca Scantron.
Definirtec explica o reconhecimento óptico de marcas (OMR)
A tecnologia de reconhecimento óptico de marcas extrai dados úteis de campos marcados, como campos de preenchimento e caixas de seleção, muito rapidamente e com grande precisão. O uso mais comum de OMR é em escritórios, acadêmicos e departamentos de pesquisa, onde um grande número de documentos preenchidos à mão deve ser processado, como pesquisas, questionários, exames, cartões de resposta e cédulas. OMR pode lidar com centenas de milhares de documentos físicos por hora e sua precisão é de até 99%. Um exemplo comum é o uso de formulários padronizados em escolas onde os alunos devem preencher uma marca predefinida na folha, servindo de marca para o algoritmo de reconhecimento óptico de marcas.