Definição – o que significa Application Container?
O termo “contêiner de aplicativo”, que tem vários significados em TI, passou a ser usado para um novo tipo de tecnologia que ajuda a fornecer consistência e design eficiente no contexto da virtualização de hardware.
Definirtec explica o container do aplicativo
Na virtualização, um contêiner de aplicativo é um elemento de controle para uma instância de aplicativo executado dentro de um tipo de esquema de virtualização chamado virtualização baseada em contêiner.
Na virtualização tradicional baseada em hipervisor, os processos e máquinas isolados são executados em seus próprios sistemas operacionais individuais, conectados de forma independente a um hipervisor de controle. O sistema de virtualização aloca memória e capacidade de processamento conforme necessário.
Em contraste, na virtualização baseada em contêiner, as instâncias individuais compartilham um sistema operacional. Eles simplesmente têm contêineres de código diferentes para bibliotecas e outros recursos. Especialistas em TI afirmam que, em muitos casos, a virtualização baseada em contêiner permite um design mais eficiente, eliminando a necessidade de configurar mais sistemas de infraestrutura individuais para componentes virtuais (máquinas virtuais ou instâncias de aplicativos).
Nesse contexto, algumas empresas inovadoras de código aberto criaram o que é chamado de “contêiner de aplicativo”, um padrão de tecnologia que ajuda a fornecer um método consistente para criar esses contêineres virtuais. A maneira mais fácil de pensar sobre isso é como um contêiner de armazenamento virtual para dados e processos. A tecnologia em si é muito mais um padrão acordado do que um tipo particular de base de código. Ele separa todos os elementos internos da instância do aplicativo do que está fora, que é essencialmente o sistema operacional host e o software de virtualização.