Realimentação

Definição – o que significa feedback?

Feedback é um evento que ocorre quando a saída de um sistema é usada como entrada de volta para o sistema como parte de uma cadeia de causa e efeito. Isso altera as variáveis ​​do sistema, resultando, portanto, em saídas diferentes e, consequentemente, também em feedbacks diferentes, que podem ser bons ou ruins. No caso de um sistema que requer conhecimento da saída para melhorar ou entregar uma saída específica, o feedback é essencial e bom. Mas, para um sistema que não requer feedback, como um sistema de áudio, o feedback costuma ser ruim. Por exemplo, um microfone e um sistema de alto-falantes, quando o som dos alto-falantes (saída) é captado pelo microfone (entrada), ele cria um feedback negativo que produz um som muito agudo.

Definirtec explica o feedback

O feedback é basicamente o conceito de pegar a saída e usá-la como entrada, para impulsionar ainda mais o sistema ou produzir a saída desejada. Um bom exemplo é o feedback usado em uma linha de montagem, quando uma saída não atende à qualidade ou quantidade mínima definida pelo sistema, ela se ajusta para aumentar a velocidade de produção ou até mesmo para automaticamente se houver grandes desvios na saída.

Na eletrônica, o feedback é frequentemente usado para obter o resultado desejado de um circuito. O exemplo mais simples seria um amplificador operacional que usa feedback para variar a saída característica do amplificador operacional, alterando assim sua “operação”. A saída do op-amp é basicamente realimentada em uma de suas duas entradas e, dependendo da configuração do loop de feedback, o feedback pode controlar o ganho do op-amp ou fazê-lo agir como um tipo de condicionador de sinal, filtrando distorções de sinal do sistema. Nesse caso, o feedback é usado como um elemento puramente quantitativo com equações matemáticas predefinidas.