Definição – o que significa rasterização?
Rasterização é o processo pelo qual a maioria dos sistemas de exibição modernos transformam dados eletrônicos ou sinais em imagens projetadas, como vídeo ou imagens estáticas. Normalmente, esse é um processo de identificação das necessidades de uma configuração de mídia específica e, em seguida, alocação de recursos para que as imagens sejam projetadas de maneira eficiente e ideal no dispositivo de exibição.
Definirtec explica Rasterização
A origem da rasterização de imagens remonta aos primeiros dias da tecnologia da televisão. Em meados do século XX, as televisões normalmente consistiam em monitores de tubo de raios catódicos (CRT), que faziam a varredura de linhas em suas telas de exibição que gradualmente se acumulavam em imagens completas. Os monitores CRT permaneceram entre os hardwares de exibição eletrônica mais comuns pelo resto do século, mas os computadores convencionais não os usaram normalmente até as décadas de 1980 e 90.
Gráficos rasterizados são freqüentemente comparados com vetores de imagem. Enquanto a rasterização é tipicamente um processo de compilar linhas de varredura ou pixels em um bitmap, em contraste, os vetores incorporam funções matemáticas para criar imagens baseadas em formas geométricas, ângulos e curvas.