Definição – o que significa extração de conteúdo?
A extração de conteúdo é uma forma ilegal de roubar conteúdo original de um site legítimo e postar o conteúdo roubado em outro site sem o conhecimento ou permissão do proprietário do conteúdo. Os scrapers de conteúdo muitas vezes tentam fazer passar o conteúdo roubado como se fosse seu e não fornecem atribuição aos proprietários do conteúdo.
A extração de conteúdo pode ser realizada por meio de copiar e colar manualmente ou pode usar técnicas mais sofisticadas, como software especial, programação HTTP ou analisadores HTML ou DOM.
Muito do conteúdo que é vítima de raspagem é material protegido por direitos autorais; publicá-lo novamente sem a permissão do proprietário dos direitos autorais é um crime punível. No entanto, os sites de raspadores são hospedados em todo o mundo, e os raspadores que são solicitados a remover conteúdo protegido por direitos autorais podem simplesmente trocar de domínio ou desaparecer.
Definirtec explica a extração de conteúdo
Os raspadores de conteúdo são capazes de direcionar o tráfego para seus sites, raspando conteúdo de alta qualidade com muitas palavras-chave de outros sites. Os blogueiros são particularmente suscetíveis a isso, provavelmente porque blogueiros individuais provavelmente não lançarão um ataque legal contra os scrapers. Os scrapers são incentivados a continuar com essa prática porque os mecanismos de pesquisa ainda não encontraram uma maneira eficaz de filtrar conteúdo exclusivo de conteúdo extraído, permitindo que os scrapers continuem a se beneficiar.
Os administradores de sites podem se proteger contra invasões por meio de medidas simples, como adicionar links para seus próprios sites dentro do conteúdo. Isso pelo menos permitirá que eles obtenham algum tráfego de conteúdo copiado. Métodos mais sofisticados de lidar com a remoção por bots incluem:
- Aplicativos comerciais anti-bot
- Capturando bots com um honeypot e bloqueando seus endereços IP
- Bloqueio de bots com código JavaScript