Ransomware como serviço (raas)

Definição – O que significa Ransomware as a Service (RaaS)?

Ransomware como serviço (RaaS) é um tipo incomum de software como serviço (SaaS) fornecido como uma plataforma de fornecedor por meio da Internet. Entre os vários tipos de software como serviço fornecidos por fornecedores de tecnologia, o ransomware como serviço é diferente, pois representa uma oferta usada por criminosos para atacar sistemas de TI.

Definirtec explica Ransomware as a Service (RaaS)

Em uma situação de ransomware como serviço, um fornecedor sem princípios oferece a hackers e agentes mal-intencionados uma ferramenta de plataforma com o propósito de usar ransomware para manter arquivos de computador, informações ou sistemas como reféns. Ransomware é um tipo de software que infecta um computador para criptografar ou bloquear arquivos ou sistemas. Normalmente, a pessoa que usa o ransomware solicita um resgate financeiro para devolver o acesso aos dados à vítima.

A maioria dos tipos de software como serviço envolve serviços diretos à empresa ou ao usuário, como o fornecimento de desktop, infraestrutura, ERP, gerenciamento de relacionamento com o cliente ou outros serviços digitais. O infeliz surgimento do ransomware como serviço significa que hackers e operadores de chapéu preto estão usando o software como um modelo de serviço para habilitar empresas criminosas. Em outras palavras, eles podem “ordenar” a capacidade de piratear um sistema e manter os dados de outra pessoa como reféns. Tal como acontece com os resgates tradicionais, os usuários de ransomware como um serviço geralmente tomam medidas deliberadas para tornar seus comportamentos difíceis de rastrear, incluindo a solicitação de pagamentos digitais que podem ser difíceis de rastrear.