Definição – O que significa RAID 5?
O RAID 5 é uma configuração de nível RAID padrão que usa distribuição de dados em nível de bloco e distribui paridade a todos os discos. Ainda há alguma sobrecarga durante os cálculos de paridade, mas como a paridade é gravada em todos os discos, nenhuma unidade pode ser considerada o gargalo e as operações de E / S são distribuídas uniformemente por todas as unidades. O RAID 5 supera o RAID 4 e alcançou popularidade devido ao baixo custo de redundância que oferece.
Definirtec explica RAID 5
Como o RAID 5 distribui dados e bits de paridade em todos os discos, é muito tolerante a falhas de disco único, embora isso reduza ligeiramente a capacidade do disco. Se um disco falhar, ele simplesmente precisa ser substituído e o sistema pode continuar. Outras leituras de dados são calculadas a partir da paridade para que os usuários finais nem percebam a falha do disco.
O RAID 5 é semelhante ao RAID 4, mas a unidade dedicada usada para paridade foi removida e substituída por um algoritmo distribuído. Isso resolve os gargalos causados por um disco de paridade dedicado.
vantagens:
- Pode tolerar a perda de uma única unidade
- Bom desempenho de leitura aleatória
- Bom desempenho de leitura e gravação sequencial
Desvantagens:
- O cálculo da paridade pode desacelerar o sistema
- Devido à sobrecarga de paridade, o desempenho de gravação aleatória é prejudicado