Definição – O que significa RAID 3?
RAID 3 é um padrão de matriz redundante de discos independentes (RAID) que usa distribuição no nível de byte e armazena bits de paridade dedicados em uma unidade de disco separada. Como o RAID 2, o RAID 3 requer um controlador especial que permite a rotação sincronizada de todos os discos. Em vez de distribuir blocos de dados em discos diferentes, o RAID 3 distribui os bits, que são armazenados em unidades de disco diferentes. Essa configuração é usada com menos frequência do que outros níveis de RAID.
Definirtec explica RAID 3
Como o RAID 3 combina paridade e distribuição com bits de paridade armazenados em um disco dedicado, essa configuração requer pelo menos três discos rígidos separados – dois para distribuição de dados e um para armazenamento de bits de paridade. Os discos devem girar em sincronia, para que as operações sequenciais de leitura / gravação (R / W) tenham um bom desempenho. No entanto, as operações R / W aleatórias podem sofrer grandes impactos no desempenho.
Em termos reais, a velocidade de leitura é muito maior do que a velocidade de gravação por causa dos cálculos de checksum necessários, o que é um gargalo de desempenho para toda a matriz de disco.
As vantagens do RAID 3 incluem:
- Alta capacidade de transferência de grandes quantidades de dados
- Resistente a falhas e avarias de disco, o que leva às principais desvantagens do RAID 3 (abaixo).
Desvantagens:
- A configuração pode ser muito grande se uma pequena transferência de arquivo for o único requisito.
- As falhas de disco podem diminuir significativamente a taxa de transferência.