Definição – O que significa RAID 0?
RAID 0 é um nível ou configuração RAID (Redundant Array of Independent Disks) padrão que usa striping – em vez de espelhamento e paridade – para tratamento de dados.
O RAID 0 é normalmente usado para aumentar o desempenho de sistemas que dependem muito do RAID para suas operações. Ele também é usado para criar alguns grandes volumes lógicos a partir de vários conjuntos de unidades físicas de menor capacidade.
O RAID 0 também é conhecido como volume distribuído ou conjunto distribuído, pois isso é tudo que a configuração faz.
Definirtec explica RAID 0
O RAID 0 pode ser usado para configurações como aqueles grandes servidores de sistema de arquivos de rede somente leitura ou se a montagem de vários discos não for possível. No RAID 0, os arquivos de dados são divididos em blocos menores e cada bloco é gravado em uma unidade de disco física separada. Esse processo é conhecido como striping e é chamado de configuração de matriz de disco fracionada. Isso pode aumentar o desempenho de I / O distribuindo a carga uniformemente (mais ou menos) por muitas unidades e canais, de modo que grandes dados possam ser acessados simultaneamente de diferentes unidades e reunidos rapidamente, ao contrário de uma única unidade lendo um grande arquivo. pedaço após o outro. O RAID 0 oferece excelente desempenho de I / 0, mas tem pouca ou nenhuma tolerância a falhas.