Radiofrequência (rf)

Definição – o que significa radiofrequência (RF)?

A frequência de rádio (RF) refere-se à taxa de oscilação das ondas de rádio eletromagnéticas na faixa de 3 kHz a 300 GHz, bem como às correntes alternadas que transportam os sinais de rádio. Esta é a banda de freqüência usada para transmissão e difusão de comunicações. Embora RF realmente signifique a taxa de oscilação das ondas, é sinônimo do termo “rádio” ou simplesmente comunicação sem fio.

Definirtec explica radiofrequência (RF)

A radiofrequência está sendo usada em muitos campos, mas no contexto da tecnologia da informação e comunicação, refere-se à banda de frequência na qual os sinais de telecomunicações sem fio estão sendo transmitidos e transmitidos. A banda de frequência está sendo dividida em diferentes partes, que são então atribuídas a diferentes setores de tecnologia. Isso é conhecido como espectro de rádio. Por exemplo, a banda VHF (freqüência muito alta), que varia de 30-300 MHz, está sendo usada para rádio FM, transmissões de TV e rádio amador e seus equivalentes. Para muitos dispositivos de comunicação eletrônica, a banda de ultra-alta frequência (UHF) está sendo usada. Este é o espaço usado por telefones celulares, LAN sem fio, Bluetooth e TV e rádio terrestre.

A frequência de rádio é produzida pela oscilação da corrente um determinado número de vezes e, em seguida, irradiando-a de um condutor, referido como uma antena, para o espaço vazio (isso se refere ao espaço ocupado pelo ar em vez de objetos sólidos e não se refere ao espaço sideral) como ondas de rádio eletromagnéticas. Os sinais de RF são enviados e recebidos usando condutores por meio do fenômeno conhecido como efeito de pele, onde a corrente de RF se bloqueia e flui através da superfície dos condutores em vez de penetrar e passar por eles como acontece com outros sólidos não condutores. Este efeito é o núcleo e a base da tecnologia de rádio.