Definição – o que significa rádio cognitivo?
O rádio cognitivo é um tipo especial de hardware transceptor de rádio inteligente que detecta automaticamente todos os canais sem fio disponíveis em um espectro, facilitando mudanças em seus parâmetros de recepção ou transmissão, o que permite a transmissão simultânea de várias comunicações sem fio adicionais em um determinado espectro de local. Este processo é conhecido como gerenciamento dinâmico de espectro.
O objetivo principal do rádio cognitivo é detectar e compartilhar o espectro não utilizado com outros sistemas sem criar interferência prejudicial. Isso inclui gerenciamento de espectro ou encontrar o melhor espectro disponível para atender aos requisitos de comunicação do usuário.
Definirtec explica o rádio cognitivo
O rádio cognitivo foi proposto pela primeira vez em um seminário de 1998 por Joseph Mitola III no Royal Institute of Technology em Estocolmo, Suécia. Um ano depois, essa nova abordagem de comunicação sem fio foi publicada em um artigo de Mitola e Gerald Maguire Jr. No início, foi prevista como uma extensão de rádio definida por software – rádio cognitivo completo – em que todos os parâmetros de nó sem fio observáveis são considerados. Essa foi a ideia original de Mitola, mas a maioria das pesquisas modernas dessa tecnologia se concentra no rádio cognitivo com sensor de espectro, que é mais simples. O principal obstáculo para o rádio cognitivo, no entanto, é realmente projetar um dispositivo de detecção de alta qualidade e algoritmos de acompanhamento para a troca de dados de detecção de espectro entre nós diferentes, já que detectores de energia simples não podem garantir a detecção precisa do sinal.