Definição – o que significa raciocínio indutivo?
O raciocínio indutivo é o uso de evidências para propor uma teoria, ou em outras palavras, assumir um determinado resultado a partir de resultados anteriores ou outros dados disponíveis. O raciocínio indutivo é probabilístico ou incerto no sentido de que se baseia nos dados fornecidos em vez de outros tipos de descoberta.
Definirtec explica o raciocínio indutivo
Em suas várias formas, o raciocínio indutivo é o motor fundamental dos sistemas de aprendizado de máquina. O sistema de aprendizado de máquina típico recebe dados na forma de conjuntos de treinamento e usa esses dados disponíveis para produzir conclusões probabilísticas.
O raciocínio indutivo é frequentemente contrastado com o raciocínio dedutivo, que usa fortes condições lógicas para tirar conclusões. Ao contrário do raciocínio dedutivo, o raciocínio indutivo usa a evidência para postular ou teorizar uma conclusão, portanto, não é um “raciocínio garantido”. Além de seu uso difundido no aprendizado de máquina, o raciocínio indutivo também desempenha um papel no exame de como as redes neurais imitam a capacidade cognitiva humana e como os neurônios ou unidades de processamento usam entradas probabilísticas para determinar os resultados.
Os tipos de raciocínio indutivo incluem indução simples, generalização, silogismo estatístico e argumentos relacionados a analogias contrastantes.