Definição – o que Quine significa?
Um quine é um programa que basicamente produz seu próprio código-fonte. Embora pareça simples, pode ser bastante complexo devido à necessidade de projetar uma string que essencialmente se imprime sob comando.
Quines também são conhecidos como programas de auto-replicação ou programas de auto-cópia.
Definirtec explica Quine
Para criar um quine, é necessário criar algum tipo de referência de string que imprima de forma limpa o código operacional do programa sem complicações. Quines são implementados de forma diferente em diferentes linguagens de programação, e muitos programadores construíram suas próprias versões de código quine que tentam atingir esse objetivo de forma mais eficiente e com a menor quantidade de código-fonte.
Uma vez que construir um verdadeiro quine requer um certo nível de recursão e recursos de autorreferência usando coisas como matrizes, interpolação de strings e estratégias que chamam várias partes do código separadamente, isso é considerado uma tarefa desafiadora de programação. Mas os especialistas apontam que muito desse desafio está relacionado à sintaxe das linguagens de programação modernas – usando o exemplo do código básico inicial. Sob este tipo de linguagem de programação inicial, um programador pode simplesmente criar um comando para imprimir o conteúdo de cada parte do código linear usando um loop “for” ou, como outros sugerem, resultados semelhantes podem ser obtidos simplesmente programando uma única “lista” comando. No entanto, há um consenso de que este tipo de quine fácil realmente constitui trapaça e que a verdadeira execução desse tipo de programa se manifesta nos produtos de vários programadores usando linguagens como Perl, Python, Java, C ou outras linguagens mais modernas e complexas .